Neurofeedback
O que é e quais são os seus benefícios
O neurofeedback é um tratamento não invasivo e não medicamentoso que utiliza sinais sonoros e visuais (feedbacks) para marcação da adequação ou não da atividade cerebral em curso, de modo a viabilizar o ajuste do funcionamento do cérebro em tempo real, rumo a parâmetros de saúde, o que permite tratar uma ampla gama de desordens mentais, como depressão, ansiedade, TDAH e autismo, entre outras.
Tendo também como objetivo melhorar o funcionamento cerebral por meio da neuromodulação autorregulatória não invasiva, sendo indicado para a condução de diversas disfunções neurológicas, como explica o neuropsicólogo da nossa Clínica, Cássio Gianezzi.
O neurofeedback permite que o paciente trabalhe diretamente em desafios definidos durante a consulta como se fosse uma espécie de game. Para atingir os objetivos “do jogo”, o paciente precisa redesenhar o seu raciocínio por meio de erros e acertos. Assim, o cérebro é treinado para ser menos impulsivo.
O procedimento do neurofeedback é, então, baseado em um programa de computador conectado ao paciente por meio eletrodos sobre o couro cabeludo, que captam as emissões elétricas dos neurônios e enviam sinais à máquina pela qual o médico visualiza e interpreta as reações do paciente aos estímulos gerados.
​
​

“A análise se dá a partir dos sensores que captam os sinais elétricos dos neurônios, que são decodificados e processados pelo software. Com isso, o funcionamento do cérebro pode ser acompanhado em tempo real e permite ao especialista a abordagem mais apropriada em resposta aos estímulos apresentados”, explica a neuropsicóloga.​
Para contextualizar o mecanismo do procedimento, O Psi. Cássio Gianezzi explica que o cérebro funciona por meio de descargas elétricas, que são a base da comunicação entre os neurônios e que em condições reativas podem ter suas funções aumentadas.
Os exercícios propostos no tratamento mantêm o pulso em faixas de frequência que são determinadas a partir dos objetivos finais, fortalecendo as redes neuronais, aumentando a flexibilidade do cérebro e incrementando a estabilidade mental.
Como o Neurofeedback funciona?
Durante as sessões, uma touca de eletrodos monitora a atividade do cérebro em tempo real.
Quando o cérebro atinge ou se aproxima da atividade desejada, recebe feedback instantâneo (visual e sonoro).
Esse feedback é codificado como acerto, o que ajuda o cérebro a associar e discriminar a atividade correta, liberando dopamina, o que fortalece a manutenção dos padrões de atividade adequados, permitindo assim que o cérebro paulatina e progressivamente reconfigure sua própria atividade rumo a sua efetiva normalização

Benefícios do Neurofeedback
01.
Estimulação das Habilidades Cerebrais:
O neurofeedback estimula as funções naturais do cérebro, ajudando a regular padrões neurais e aprimorar o desempenho cognitivo e comportamental.
02.
Tratamento de Transtornos Neurológicos e Emocionais:
É eficaz em casos de TDAH, ansiedade, depressão e outras condições, promovendo maior autocontrole e equilíbrio mental.
03.
Alternativa Segura e Não Medicamentosa:
O método é não invasivo e livre de medicamentos, sendo indicado para quem busca opções naturais ou não responde bem a tratamentos convencionais.
04.
Dedicação e Resultados Duradouros:
O tratamento exige disciplina, com cerca de 30 a 60 sessões semanais, proporcionando efeitos duradouros e melhorias significativas na qualidade de vida.

Quanto tempo leva o tratamento?
Não é possível fazer uma definição prévia sobre a quantidade de tempo total, pois irá depender do quadro e da resposta do paciente, entretanto, é um tratamento com efeitos duradouros.
Dentre algumas das disfunções para as quais o neurofeedback tem sido amplamente indicadas, estão:
-
Ansiedade e pânico
-
Autismo
-
Déficit de Atenção (TDAH - Tipo 1, Tipo 2, Tipo Combinado)
-
Depressão
-
Derrames/quadros isquêmicos (AVC’s)
-
Desordens do sono/insônia
-
Dores crônicas (incluindo Fibromialgia)
-
Enxaqueca
-
Epilepsia
-
Esclerose multipla
-
Estresse pós-traumático
-
Memória
-
TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo)
-
Traumatismos crânio-encefálicos (TCE’s)
​​​
Este conteúdo não substitui a orientação do especialista. Para esclarecer quaisquer dúvidas e realizar diagnósticos, consulte o seu médico.
​
​
Valor do tratamento:
💰O Protocolo de Coleta, realizado na primeira sessão, tem o valor de R$ 1.000,00.
Após essa etapa inicial, o valor é definido conforme a necessidade individual de cada paciente, variando de acordo com a quantidade de sessões recomendadas, frequência e objetivos terapêuticos estabelecidos durante a avaliação inicial.
​
Vamos iniciar seu tratamento?
Entre em contato para uma proposta personalizada.

